História

Nossa história

Água Branca é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se na microrregião do Médio Parnaíba Piauiense, mesorregião do Centro-Norte Piauiense, a 97,1 Km da capital Teresina. O município tem 16.461 habitantes e 97,039 km². Considerada a capital econômica da região, o comércio é a sua principal atividade econômica. Destaque para o carnaval, considerado um dos melhores do estado e que ajuda a movimentar a economia local.

ORIGEM DO NOME: Em 1877, os irmãos José Miguel, Antônio Miguel, Joaquim Floriano e João Ferreira de Sousa, fugindo da seca que assolava o Estado do Ceará, chegaram na região de Água Branca e se agregaram às terras do Major Antônio Pereira Lopes, no lugar Lagoa da Vida, onde trabalharam até 1886. José Miguel veio a adquirir uma gleba das terras de Pereira Lopes, a que deu o  nome de Lagoa do Gato, pela existência de várias espécies do felino no local.

Ao iniciarem os trabalhos de exploração da terra, encontraram água bastante leitosa, que deu origem ao nome Água Branca. Com terras propícias para a lavoura, Água Branca transformou-se em próspero povoado do Município de Regeneração, passando, posteriormente, a integrar a jurisdição de São Pedro do Piauí.

Os primeiros comerciantes a se estabelecerem em Água Branca, Joaquim Gomes Calado e Manoel Evangelista de Sousa, iniciaram movimento visando sua emancipação política. Em 1954, Água Branca foi elevada à categoria de Município, instalado em julho do mesmo ano.

Foi criado pela Lei Estadual Nº979, de 30 de abril de 1954. Considerada a capital econômica da região, o comércio é a sua principal atividade econômica. Destaque para o carnaval, considerado um dos melhores do estado e que movimenta a economia local. Seu aniversário é no dia 1º de Julho.


Nossa história

História da cidade de Arraial Piauí - PI

O LOCAL onde se encontra encravada a cidade de Arraial era uma aldeia dos índios Acoroás e Guegueses. Extinta a aldeia, os indígenas foram enviados para a Vila de São Gonçalo, onde atualmente está situada a cidade de Regeneração.

Com a retirada dos silvícolas, formou-se um povoado que recebeu o nome de Arraial, em virtude de sua localização às margens do rio Arraial.

No ano de 1920, o Cônego Antônio Cardoso, Vigário de Regeneração, fez uma visita pastoral ao povoado, sendo as cerimônias religiosas celebradas ao ar livre, por falta de um templo. O cônego reuniu os principais moradores e formou uma comissão que se encarregou da construção da igreja. Foi estabelecido que a padroeira do lugar seria Nossa Senhora de Santana. Por sugestão do Cônego, o nome do povoado foi mudado de Arraial para Campo Alegre.

Em 1921 foi iniciada a construção da capela, concluída em maio do ano seguinte.

O povoado tornou-se importante centro comercial, destacando-se na venda de tecidos, ferragens e gêneros de exportação em sua feira semanal, realizada aos sábados. No ano de 1963, o povoado foi elevado à categoria de município, com o nome primitivo de Arraial.

Gentílico: arraialense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Arraial, pela lei estadual nº 2559, de 09-12-1963, desmembrado de Amarante. Sede no atual distrito de Arraial ex-povoado constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1967.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE