Água Branca realiza Seminário de Educação Infantil e debate novas estratégias para município

Seminário de Educação Infantil e debate novas estratégias para município

A Prefeitura de Água Branca realizou, nesta sexta-feira (20), o Seminário da Educação Infantil, que teve como objetivo promover uma autoavaliação dos serviços realizados em prol do desenvolvimento infantil. O evento aconteceu no auditório Dioguinho, da Escola Municipal Maria do Carmo Ennes Fonseca, onde houve debates de estratégias para melhorias da Educação Infantil do município.

Além dos profissionais da Educação Infantil de Água Branca e secretários municipais, o evento contou com a presença do prefeito Jonas Moura.  “Foi uma satisfação participar do Seminário com a nossa equipe da Educação de Água Branca. Para ter um bom desenvolvimento humano e profissional precisamos começar com uma educação de qualidade ainda no início da nossa formação”, completa.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cleidimar Tavares, o Seminário visou identificar o que ainda será preciso para realizar de melhorias na Educação Infantil de Água Branca.

“A Educação Infantil é, também, uma das nossas prioridades na Educação. Vale ressaltar que fizemos investimentos em livros didáticos, paradidáticos, formação inicial e continuada de professores, plano de trabalho específico para o desenvolvimento das habilidades observando os direitos de aprendizagem, os campos de experiência, conforme especifica a BNCC para a educação infantil”, diz a secretária municipal.

Cleidimar Tavares afirma, ainda, que também não perderam de vista as estratégias contidas no Plano Nacional de Educação e no Plano Municipal de Educação. “A meta 1 do Plano diz que a universalização da pré-escola deve acontecer para as crianças de 4 a 5 anos e que devemos ampliar a oferta da creche para crianças de 0 a 3 anos devendo chegar a 50% em 2022”, frisa.

A secretária da Educação de Água Branca ressalta que na meta da pré-escola, Água Branca já alcançou os 100% de atendimento. “Na meta da creche, já estamos em 2019 com 38% de atendimento, já que muitos pais ainda preferem que os seus bebês fiquem com eles nos primeiros anos. No que diz respeito às habilidades de leitura e compreensão, conforme avaliação realizada pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, estamos com 71% de crianças do Pré II com essas habilidades consolidadas”, finaliza.