Secretaria de Educação realiza encontro com pais de alunos autistas de Água Branca.

Encontro com pais de alunos autistas de Água Branca.

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nessa terça-feira (2), uma oficina voltada para familiares e cuidadores de alunos com Transtorno ao Espectro Autista – TEA. Com o tema “Ensino de habilidades básicas”, o encontro reuniu as famílias que fazem parte da rede de atendimento educacional especializado no município.

O evento, que aconteceu na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Maria de Sousa, foi organizado e conduzido pela psicopedagoga Francisca Andrade, que iniciou falando sobre as causas do autismo e como compreendê-lo. O município já oferece atendimento educacional especializado por meio de duas salas especiais, que dispõem de materiais e de professores preparados para o atendimento. “É um acompanhamento de suma importância para as famílias. Hoje a rede municipal de educação faz a inclusão de forma dinâmica e efetiva”, afirma a psicopedagoga.

A rede municipal também possui cuidadores para os alunos especiais. Para os pais, os desafios são diários, assim como os aprendizados. “Ter um filho autista é aprender que a cada dia você pode abrir os olhos e se deparar com novas emoções. Pequenos gestos valem mais que mil palavras, “Vamos realizar também o primeiro encontro sobre o tema e com participação de profissionais que atuam na área”, diz a mãe Eleale Leal. A professora do município Ivoneide Sobrinho acompanha os alunos nas salas de atendimento especial ressalta que, em parceria, as secretarias de Saúde e de Educação vêm implementando ações voltadas para o autismo. completa a professora.

Entre os alunos atendidos, está o Nicolas dos Santos, de 15 anos, que sempre participa dos eventos realizados pela escola. Ele participou do encontro na companhia da mãe, Sandra de Sousa.

Na ocasião, também foram abordadas habilidades do dia a dia, como sentar e falar, que devem ser estimuladas pela família e pelos profissionais que acompanham os alunos autistas. “O desafio é sempre incluir de forma carinhosa e entender que o autismo é uma síndrome que precisa de diagnóstico para que a inclusão aconteça de forma efetiva e eficaz”, conclui a psicóloga Zenaide Alves Soares, que faz parte da rede de atendimento educacional especializado em Água Branca.

whatsapp-image-2019-04-02-at-16-10-094

whatsapp-image-2019-04-02-at-16-10-093